19 abril, 2010

Aplausos ao público

  O palhaço que encanta, o mágico que espanta, e o ator que emociona sua platéia. Cada gesto muito bem observado e qualquer erro é notado. Alguns erros são até mesmo aplaudidos  em consideração ao esforço do artista. Artista tal que sempre ao fim do espetáculo, sem desistir, eleva sua mão ao peito e agradece como dizendo missão cumprida.
  Nove palmos diante do rosto do espectador o artista consegue abrir um sorriso envelhecido, fazer cair uma lágrima de um coração feito com pedregulhos, e arregalar os olhos daqueles que não enxergam mais.
  Na vida comum não vemos mais esses personagens. Irreconhecíveis estes artistas deixam seu personagens guardados em algum canto e saem para fazer compras no mercadinho normalmente, como pessoas comuns que também se emocionam com os fatos da vida.
  No palco ou nas ruas, com uma de suas máscaras, acaba se tornando uma espécie de professor, que jamais sai de cena sem ensinar alguma coisa, qualquer coisa que talvez nem seja tão extraordinária quanto a sua atuação.